Já falamos aqui no blog sobre a importância das empresas (de qualquer tamanho) estarem presentes nas redes sociais. A maioria dos consumidores antes de comprar um produto pesquisa na internet, por isso a presença no mundo online é essencial.

O Facebook (com mais de 1 bilhão de usuários) é uma das redes sociais que mais promove interação entre empresa e consumidor. A fanpage, por sua vez, é o elo que oportuniza o engajamento. Muitas empresas de vários segmentos já estão lá, e as que sabem usá-la estão ganhando muito com isso. Mas antes de abrir uma conta para divulgar o seu negócio, é importante estar atento a essas dicas:

1 – Crie uma fanpage e não um perfil
Muitas pessoas ainda confundem o perfil com a fanpage. A regra é simples: pessoas têm perfis e empresas têm fanpages. Embora essa regra ainda não seja muito bem compreendida, é importante saber que você não deve criar um perfil, e sim uma página. Dessa forma, você vai passar uma imagem mais profissional para os seus consumidores e seguidores.

2 – Convide seus amigos para curtir
Um dos primeiros passos quando se cria uma fanpage é convidar os amigos para curtir. Além de aumentar o número de seguidores, eles podem ajudá-lo a divulgar o seu negócio.

3 – Crie uma identidade visual para a sua marca
A imagem da sua empresa/produto é o que vai passar confiança para as pessoas, portanto, cuide bem dela. Invista! Busque um bom designer e um social media que possam te ajudar nessa construção, para que o seu negócio reflita exatamente o que ele é.

4 – Interaja com o seu público
Não basta só estar lá, tem que publicar. Não deixe que seus seguidores fiquem sem saber sobre o seu negócio. Planeje uma freqüência para as postagens e sempre responda os comentários dos leitores (sejam eles positivos ou não). Esteja sempre atento ao inbox, responda os elogios e aprenda com as críticas.

5 – Publique conteúdo relevante
Não seja comercial o tempo todo e muito menos publique algo que não tem a ver com o seu segmento. Procure assuntos relevantes que realmente possam despertar o interesse do seu público-alvo. Isso não quer dizer que você não possa postar artes engraçadas, pegadinhas ou memes. Sair um pouco fora da caixa de vez em quando faz bem, mas desde que gere algum engajamento.

6 – Impulsione suas postagens
O ritmo de curtidas e comentários está lento? Investir em impulsionamento vai alavancar o seu negócio na rede. Para isso, defina exatamente o público que quer atingir e o resultado que deseja, como por exemplo: cliques no site, curtidas e comentários no post ou curtidas na fanpage.

7 – Conheça o seu público
A partir das métricas fornecidas pelo Facebook você pode conhecer o perfil do seu público. Dados como sexo, idade e localização, além dos tipos de postagens que eles mais gostam, são informações relevantes para que você prossiga com sucesso na rede social.

Se você quer ter êxito na rede social, mas não sabe exatamente como vai fazer, a BPM pode cuidar disso para você. Contamos com uma equipe especializada no assunto. Venha tomar um café com a gente.

Comentários

comentário(s)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *