Atualmente, as mídias disponíveis para propagandas e anúncios vão muito além de jornais, revistas e televisão. Há uma infinidade de canais de comunicação que oferecem links patrocinados para empresas. Os principais, e que garantem maior abrangência e resultados, são o Facebook Ads e Google Adwords. Mas como saber qual é melhor para o seu negócio?

Tudo depende do público que você deseja atingir e qual o seu objetivo. Para quem busca melhorar os resultados de vendas, o Google Adwords é a opção mais adequada, com taxa de conversão mais alta. Pra quem deseja construir ou consolidar a marca do seu negócio e desenvolver relacionamento com o público, deve optar pelo Facebook Ads. Veja algumas características dessas ferramentas:

 

Google Adwords

O Google Adwords, lançado em 2000 com apenas 350 anunciantes, é uma ferramenta de marketing digital já consolidada. A grande vantagem é que seus usuários já estão buscando pelo assunto, deixando a taxa de resposta e conversão em compras bem maiores. Quando o quesito é alcance, o Google também ganha disparado. Por segundo são realizadas 40 mil buscas e 2,6 bilhões resultados de busca encontrados e, por isso, estima-se que 90% das pessoas de todo o mundo que utilizam a internet sejam atingidas pelos anúncios do Google Adwords. A ferramenta permite criar anúncios com palavras-chave escolhidas por você que redirecionam para o site ou página de mídias sociais da sua empresa. Quando alguém faz uma busca pela mesma palavra-chave que você utilizou no seu anúncio, ele vai ser exibido junto com os resultados, nas posições de topo. Além disso, é possível fazer a segmentação por país, região ou cidade, por exemplo.

 

Facebook Ads

Embora existam serviços de anúncios em várias outras redes sociais, como LinkedIn, Twitter e Instagram, o Facebook ainda é considerado o canal de maior retorno. A razão disso? Seu potencial de alcance. O Facebook tem mais de 1,28 bilhão de usuários ativos por mês e chega a 1 trilhão de visualizações/mês. Isso significa alcance de 43,8% de todos os usuários de internet do mundo. A principal vantagem do Facebook Ads é que ele consegue despertar interesse em potenciais clientes que ainda estão bem no início do processo de compras. Isso porque o anúncio se baseia no perfil, preferências e comportamento do usuário, sem que ele precise necessariamente buscar por aquilo. E você consegue determinar no seu anúncio fatores como sexo, localização, idade, profissão e até mesmo interesses pessoais. O resultado é que os anúncios produzidos vão atingir usuários com um perfil similar ao dos clientes da empresa, aumentando a chance de sucesso.

 

Mas então qual é o melhor?

Como já dissemos, Google Adwords e Facebook Ads são ferramentas muito poderosas e tudo vai depender de qual seu objetivo. Mas aqui vai uma dica interessante: você não precisa necessariamente escolher apenas um deles. Facebook Ads e Google Adwords podem ser complementares! Como esses canais atendem a objetivos diferentes, você pode mesclar o uso dos dois. O primeiro vai atrair consumidores em potencial para gerar nova demanda, já o segundo vai atender a uma demanda que já existe. E, juntos, vão garantir máxima visibilidade para o seu negócio.

Se o orçamento permitir, use ambos. Se não, experimente cada um deles por um tempo e veja qual dá mais resultado. Mas lembre-se: esse é o começo de um trabalho de médio a longo prazo, tá?

 

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