Google e Facebook receberam 20% dos investimentos em publicidade no mundo em 2016.  A informação é da consultoria Zenith, empresa que é parte do grupo francês de publicidade e relações públicas Publicis. O levantamento Top Thirty Global Media Owners (30 maiores donos de mídia do mundo) é publicado anualmente desde 2007 e aponta as tendências do mercado publicitário.

O crescimento do Google e Facebook praticamente dobrou em cinco anos, já que em 2012 o índice deles somava 10,6%. O Google, representado pela holding Alphabet, arrecadou US$ 79,4 bilhões em verba publicitária em 2016, o triplo do que o Facebook, segundo colocado com US$ 26,9 bilhões. Em terceiro lugar ficou a Comcast, empresa americana de TV a cabo, internet e telefone, com US$ 12,9 bilhões.

A consultoria ainda afirma que em 2016 a internet tomou o lugar da televisão como maior meio para publicidade no mundo. Entre os anos de 2012 e 2016, Google e Facebook responderam por dois terços do crescimento nos anúncios.

Entre os trinta grupos que compõe o ranking, 20 são americanos. China e Alemanha são os segundos colocados com três cada um. França, Reino Unido, Itália e Brasil têm um representante. O Grupo Globo está na 19ª posição.

O último da lista é o Twitter, mas ele também foi o que mais cresceu no quesito verba de mídia no período: 734%. O segundo em crescimento é o chinês Tencent, com 697%. O Facebook vem a seguir com crescimento de 528%.

Veja o ranking completo:

  1. Alphabet
  2. Facebook
  3. Comcast
  4. Baidu
  5. The Walt Disney Company
  6. 21st Century Fox
  7. CBS Corporation
  8. iHeartMedia Inc.
  9. Microsoft
  10. Bertelsmann
  11. Viacom
  12. Time Warner
  13. Yahoo
  14. Tencent
  15. Hearst
  16. Advance Publications
  17. JCDecaux
  18. News Corporation
  19. Grupo Globo
  20. CCTV25 ITV
  21. Verizon
  22. Mediaset
  23. Discovery Communications
  24. TEGNA
  25. ITV
  26. ProSiebenSat.1 Group
  27. Sinclair Broadcast Group
  28. Axel Springer
  29. Scripps Networks Interactive
  30. Twitter

Percebeu a importância de investir nas mídias sociais e plataformas de anúncios na internet? Não importa se você busca melhorar os resultados de vendas, consolidar sua marca ou desenvolver um relacionamento com o público. Nós temos a solução para você. Entre em contato com a BPM Comunicação agora mesmo e saiba mais sobre marketing digital.

Fonte: AdNews e Folha de São Paulo

Comentários

comentário(s)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *