Independentemente do tamanho e tempo do seu negócio, o marketing digital é essencial para construir e fortalecer sua reputação, dar visibilidade para a marca, atrair clientes e gerar vendas. Isso é inegável. O que temos visto com frequência, porém, é que a forma de conversar com o público está mudando. E essa é uma das características mais interessantes da comunicação das empresas nas redes sociais: a maneira como as marcas evoluem em sua capacidade de interagir no ambiente digital. Para ganhar visibilidade, engajamento e alcance, o truque tem sido entrar nos assuntos atuais de forma descontraída e atrair a atenção do público. Na verdade, não há segredo: a única coisa que as marcas têm feito é aproveitar um fato que está acontecendo no momento para divulgar seu produto ou serviço.

O exemplo mais recente foi o caso do Trivago e do Posto Ipiranga. A página Site dos Menes compartilhou um meme que segundo ela seria “o maior crossover de comerciais do Brasil”. A figura mostra uma espécie de interação entre o Caipira do Posto Ipiranga e o garoto propaganda clássico da Trivago. A imagem ainda traz referência daquele recurso visual que congelava as pessoas na icônica novela da Globo, Avenida Brasil.

O post e o comentário do Posto Ipiranga foram muito elogiados pelo público. Ao que tudo indica, a marca entrou na brincadeira no timing perfeito. É importante ressaltar que entrar em assuntos atuais também é um grande desafio, pois qualquer coisa fora de contexto pode interromper ou chatear o consumidor ao invés de engajar.

Um outro caso muito famoso deste tipo de intervenção com o público foi a guerra do milkshake de Ovomaltine. Quem se lembra? Em 2016, a rede de fast-food Bob’s perdeu seu milkshake de Ovomaltine, feito há 57 anos e com exclusividade de marca desde 2005, para sua concorrente McDonald’s. A história começou com uma dor de cotovelo publicada no Facebook pela antiga detentora do Ovomaltine, e logo todas as marcas estavam se provocando, em tom de brincadeira, nas redes sociais. Empresas de lanches como Burger King, Giraffas e KFC também entraram na briga. 

Até Phillips e Universidade São Judas, que nada têm a ver com esse universo, aproveitaram a oportunidade. Isso só mostra que um pouco de atenção ao que está acontecendo e criatividade para trazer isso como benefício para sua empresa são os principais e essenciais fatores para sua marca aproveitar o contexto e engajar seus públicos.

 

A BPM Comunicação também aproveitou o sucesso da série Game of Thrones, em um episódio épico, para criar um post para as Lojas Tamoyo. O post foi um sucesso e teve uma interação ainda maior do que a esperada, além de gerar ótimo engajamento. Apesar de ser uma loja de abrangência regional, com sedes em Balneário Camboriú e Itajaí, o post alcançou 16.776 pessoas. No total, somando ações na página e nos 53 compartilhamentos, foram mais de 720 reações e 150 comentários.

 

 

Quer usar um assunto atual para criar uma conexão com seu público? O segredo é conhecê-lo bem, saber se comunicar com ele e definir seus objetivos de negócio. O que você acha deste tipo de ação de marketing? Conta pra gente!

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