Game of Thrones é um prato cheio para o Marketing de Oportunidade

Em 2019, Game of Throne encerra sua saga. A série de TV, que começou em 2011, fecha seu ciclo antes mesmo do último livro de George R. R. Martin ser lançado. Sim, pra quem não sabe, a série é baseada nos livros “As Crônicas de Gelo e Fogo”. E o fato é que este gran finale de seis episódios está gerando uma comoção mundial. E uma enxurrada de marketing de oportunidade.

Marketing de Oportunidade nas Mídias Sociais

Ok, nem todo mundo é fã de Game of Thrones. Mas MUITA GENTE é. E o que melhor as marcas podem fazer nesse momento? Criar interações e adaptar sua linguagem com algo que faça sentido na série. E, para evitar problemas com direitos autorais, não citar a série diretamente, mas criar paródias e frases que lembrem Game of Thrones. Veja alguns ótimos exemplos:

Giraffas

A marca de fast-food é uma das que melhor surfa a onda de Game of Thrones. Eles aproveitam cada detalhes dos episódios para lançar memes. Na verdade, o Feed do Giraffas nos últimos dias é praticamente Game of Thrones inteiro, com postagens baseadas na paródia “Game of Lanchos”. 

Tem até um vídeo do “Jon Snow” na lanchonete: 

 

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iFood

O iFood fez seu próprio Trono de Ferro numa versão com talheres pra aproveitar a finaleira de Game of Thrones. Além disso, também criou as próprias Casas com os respectivos lemas: Casa de Burguish, “Mal passado e ao ponto”; Casa de Vegetariannes, “Nossas raízes vem primeiro”; Casa de Sushi, “Nós não esquentamos”; Casa de Yakisobin, “Estamos Misturados”.

 

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UEFA

Não são só as marcas de alimentos que aproveitam a onda de GOT. A UEFA, para anunciar a Eurocopa 2020, recriou à sua maneira a cena de abertura da série, trocando as Casas pelas 12 sedes do campeonato.

Magazine Luiza

A Magazine Luiza aproveitou o fato de um trono de Game of Thrones ter sido encontrado no Brasil (uma ação de marketing da própria HBO) para usar sua garota propaganda digital. Sentada do Trono de Ferro, Lu lembra aos seguidores de que na loja online há diversos produtos relacionados à série. Tudo isso, é claro, sem citar a série de forma direta.

FreeCô

A marca de bloqueadores de odor sanitário aproveitou o “trono” para entrar na brincadeira, anunciando que “só FreeCô vence o mau cheiro em qualquer temporada”. E aproveitou a oportunidade para chamar os seguidores para conferir seus produtos.

Marketing de Oportunidade nas Vendas

Não é só com memes que a indústria se aproveita de Game of Thrones. Muitas marcas compram direitos de imagem para poder criar e vender produtos com a linguagem visual da série da HBO, o que garante, no mínimo, muitas vendas.

Johnnie Walker

A marca de whisky Johnnie Walker aproveitou a coincidência com o nome dos vilões de GOT, os caminhantes de gelo “White Walkers”, para criar um produto ligado à série. “Em cada dose, o whisky evoca o poder do frio e do gelo (…) ‘White Walker by Johnnie Walker’ é melhor servido diretamente do freezer”, descreve a marca sobre o whisky que utiliza uma tecnologia termossensível.

Burger King

O Burger King usou o mote “Gelo e Fogo” para criar seu Combo dos Reinos, que reúne um sanduíche “Mega Stacker de Fogo” e um “Shake de Gelo”. O Mega Stacker tem pão vermelho, sua carne é grelhada no fogo, traz queijo, bacon, jalapeño e molho furioso, o que cria um lanche apimentado. O shake gelado foi criado com sorvete de baunilha, calda azul e Oreo.

Fender

Uma das maiores apostas para a última temporada de Game of Thrones é o lançamento de guitarras Fender baseadas na série. A linha traz 3 modelos e tem o nome de “Game of Thrones Sigil Collection”. São modelos belíssimos de guitarras, o que também tem seu preço: a Telecaster dedicada à Casa Stark custa US$ 25 mil, a Jaguar da Casa Lannister custa US$ 30 mil e a Stratocaster da Casa Targaryen custa US$ 35 mil.

 

Oreo

No caso da Oreo, foi criado não só um produto, mas também um vídeo incrível. Usando bolachas em uma produção em stop motion, a marca recriou a abertura de Game of Thrones. Tudo isso para anunciar suas bolachas com desenhos da série.

Adidas

A Adidas lançou uma coleção de tênis inspirada em Casas e personagens da série. A linha traz seis tênis do modelo Ultraboost, com cores e texturas variadas. E assim como acontece com as guitarras Fender, o preço não é nada amigável: a marca sugeriu um preço inicial de R$799,99.

Urban Decay

Até mesmo maquiagem foi lançada nos últimos meses em homenagem (e oportunidade de vendaS) para Game of Thrones. A marca Urban Decay criou uma linha com 13 itens, entre eles paleta de sombras, iluminador, batons, lápis de olho, lip tint e pincéis. Os pincéis tem formato de espadas dos personagens, assim como as cores das sombras ganharam nomes alusivos.

 

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Tem muuuita coisa que pode ser criada usando o marketing de oportunidade! E você, lembra de alguma sacada interessante que usou esse tipo de marketing? Conta pra gente.

 

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