Tretas de meme entre Prefeituras: descubra como tudo começou

Nos últimos dias, o meme que está divertindo internautas e, especialmente, times de social media de prefeituras é o “Como se refrescar em Blumenau / Como se refrescar em Gaspar”. O que se passa é o seguinte: a página do Facebook da Prefeitura de Gaspar fez uma provocação com a vizinha Blumenau, mostrando uma foto de pessoas se divertindo no Parque Aquático Cascanéia como forma de se refrescar no verão de Gaspar. Já em Blumenau, a refrescância se dá muito precariamente dentro de um orelhão quebrado.

O Parque Aquático Cascanéia fica em Gaspar e foi eleito o melhor de Santa Catarina; é destino de muitos turistas e moradores para enfrentar o calor e curtir o verão.

Como dá pra ver nos prints acima, a brincadeira não ficou só entre Gaspar e Blumenau. Outras páginas de prefeituras das cidades da região resolveram se engajar no meme e “colocar lenha na fogueira”. A zoeira é infinita.

Outra cidade que deu o que falar nas semanas que passaram foi Itajaí, com seu meme muito bem bolado para Birdbox sendo replicado em páginas de todo Brasil.

Mas como páginas de instituições tão sérias como prefeituras se transformaram em máquinas de criar memes? A história começou lá em 2014 com a “Prefs” de Curitiba.

 

Prefs de Curitiba: um case curioso de sucesso

Antigamente as prefeituras eram muito (muito!) mais sérias nas redes sociais. Usavam suas páginas estritamente para compartilhar conteúdos institucionais. Foi quando o time de social media da Prefeitura de Curitiba, liderado pelo publicitário Marcel Bely, transformou a página do Facebook em um perfil “descolado”, emplacando a  tão amada persona da “Prefs” em 2014.

“O posicionamento precisa ser humano, precisa gerar relacionamento, conversa. O discurso institucional hoje só serve para assessoria de imprensa”, disse Marcel Bely na época em entrevista ao site Baguete. “No entanto, a prestação de serviço segue com seriedade”

Construindo um discurso bem humorado e mais pessoal, a Prefeitura de Curitiba ganhou seguidores de todo o Brasil. Conquistou pessoas que nunca nem pisaram na cidade, mas adoram um meme. O fator inusitado de uma prefeitura estar fazendo piadas também colaborou para o aumento de seguidores, que era 138 mil curtidas em 2014 e agora, em janeiro de 2019, já chega às 916.167 mil curtidas, beirando o primeiro milhão.

Claro, as postagens institucionais continuaram, mas sempre intercalando com algo mais informal. Marcel Bely conta que “ninguém imaginava que um órgão público conseguisse se tornar relevante dessa forma”. Para o publicitário, “a chave do processo foi o relacionamento constante”, algo que hoje é uma verdade quase absoluta para quem lida com social media.

Em 2014, a exploração de memes por páginas institucionais ainda engatinhava, por isso a “Prefs” conseguiu ter um intenso crescimento orgânico aproveitando a novidade.  Na época o Facebook também ainda não tinha políticas tão restritivas para as páginas institucionais, o que colaborou no sucesso sem precisar patrocinar nenhum post. Não é mais o caso…

 

A primeira “treta entre prefeituras foi um casamento

Ainda em 2014, a Prefs de Curitiba e a Prefeitura do Rio de Janeiro protagonizaram uma das primeiras interações humorísticas conhecidas entre páginas de prefeitura no Facebook. Tudo começou quando Curitiba explicava ao seguidores porque uma prefeitura não podia se casar – muitos internautas mandavam mensagens apaixonadas brincando de pedir a Prefs em casamento. Então o time de social media do Rio de Janeiro aproveitou a deixa:

Depois disso, várias outras ações de interação ocorreram, até mesmo campanha com a hashtag #aceitaCuritiba. As páginas então brincaram com o app Tinder pra falar das intenções de cada uma e demonstraram o “aceite” do pedido de casamento com o clássico It’s a Match do mesmo aplicativo.

Por fim, a brincadeira foi transformada em uma ação social entre as duas cidades. Foi criado um evento fictício, o “Casamento Vermelho”, pegando onda em um episódio de Game of Thrones de mesmo nome que era sucesso na época.

As pessoas então foram encorajadas a mostrar que tinham “amor nas veias”, indo ao Hemocentro na data marcada para doar sangue. Neste momento, várias outras páginas de prefeituras se engajaram na campanha. Foi a primeira faísca para que muitas páginas institucionais se abrissem ao uso de uma linguagem mais humanizada (e bem humorada!).

Mas não terminou por aí, não! A página da Prefeitura de Curitiba ainda aproveitou o momento para criar uma “Lista de presentes” para o casamento, com várias ações sociais propostas para moradores da cidade e seguidores da página:

Quais são as vantagens para prefeituras?

Ao gerar um engajamento positivo dos cidadãos, as prefeituras humanizam sua própria imagem. Isso muda a forma do público se relacionar, tornando o sistema governamental menos “monstro de sete cabeças” e mais algo do qual as pessoas queiram participar.

Depois do case da “Prefs” de Curitiba, muitas outras prefeituras aderiram a esse tipo de pegada em suas redes sociais – como vimos no início desta matéria. O que, porém, não muda o fato de que muitas outras prefeituras ainda sentem um certo medo de “se arriscar”.

Mas como fazer isso direito, então?

A resposta é ter um time de social media ou uma agência de marketing digital habilitada para criar os melhores conteúdos, sempre entendendo os limites e o cuidado com a imagem dos órgãos públicos.

Os cidadãos estão diariamente nas redes sociais e, quando se trata de relacionamento com órgãos públicos, geralmente as pessoas interagem para reclamar. Nada melhor que criar conteúdo positivo e criativo, que traga os moradores para participar ativamente a vida online de suas cidades.

A BPM Comunicação é uma agência de publicidade e marketing digital especializada em criação de conteúdo e relacionamento nas redes sociais. Entre em contato com nossa equipe para saber mais: contato@bpmcomunicacao.com.br

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