Vendas é um setor vital para toda empresa, seja ela de produtos ou serviços. Mas às vezes a rotina faz com que os processos se tornem lentos e burocráticos, não trazendo os resultados desejados. Hoje vamos falar sobre algumas ações que podem ser realizadas para aumentar a produtividade, impactando assim no melhor resultado de vendas.
1. Distração zero
Esse é o primeiro ponto a analisar para melhorar a produtividade em vendas. E digamos que hoje em dia distrações sobram para a gente lidar na rotina. Porém, não são saudáveis para a produtividade. Então pare e reflita: será o que tira sua concentração, minando o seu foco que deveria estar voltado para o que realmente importa: a venda.
Além disso, existem fatores que podem parecer detalhes, mas são verdadeiros empecilhos quando somados em sua perda de tempo no final do dia. Pode ser a conexão lenta de internet, o sistema da empresa que é complicado ou demorado demais, computador ultrapassado. Enfim, a ideia aqui é priorizar o foco eliminando o que distrai você ou sua equipe de vendas.
2. Prioridades! E uma agenda…
O que é prioridade na sua rotina de trabalho? O que precisa ser feito para que outras coisas se realizem? Estabeleça uma lista de prioridades, organizando assim seu pensamento para que você trabalhe em um fluxo lógico e contínuo, sem precisar ficar lembrando no meio do dia o que você precisava fazer.
E falando em “lembrar o que você precisava fazer”, agendas são muito necessárias para vendedores. Seja digital ou no papel, você precisa ter uma agenda. Assim você consegue se organizar em médio e longo prazo, sabendo em qual dia vai realizar qual tarefa e em qual momento atenderá algum cliente. Organização prévia poupa tempo e potencializa a produtividade!
3. Metas desafiadoras e realistas
É importante ter metas na área de vendas e que elas tragam para você um desafio, um estímulo para ir mais longe. Mas quão longe? Seja realista ao traçar metas, pensando em criar com elas uma evolução contínua.
Não dá pra ir de zero a cem em 1 segundo, mas sim acelerar com firmeza e dirigir com habilidade para conseguir alcançar em uma ótima posição a linha de chegada. Metas irreais e muito extremas apenas desestimulam, porque é péssimo sempre correr e nunca chegar ao final.
4. E-mails bem organizados
Perder tempo aqui é perder dinheiro e sabemos que lidar com e-mails pode significar muitas perdas. Por isso, organize-se. Saia das listas de envio que não são interessantes, que não trazem nenhum valor ao seu trabalho. Depois comece a criar suas próprias regras para organização, lembrando sempre das prioridades. Você pode filtrar e-mails por palavras-chave ou remetente.
E também pode organizá-los em pastas ou marcadores, dependendo da plataforma de e-mail, sabendo assim do que se trata aquele contato e o qual ação você precisa realizar ao responder este e-mail (por exemplo: contato inicial, enviar cotação, marcar apresentação pessoal). Torne assim a tarefa de verificar seus e-mails mais produtiva e rápida, sendo algo que lhe ocupe menos.
5. CRM do coração
Um bom CRM para vendas é essencial para gerenciar a rotina das vendas e atividades relacionadas a elas. CRM nada mais é do que a sigla para “Customer Relationship Manager”, ou seja, Gestor de Relação com o Cliente.
Essa plataforma automatiza o contato com o cliente, coletando e organizando informações de leads (futuros clientes), permitindo cruzar informações com o estágio no funil de vendas e principais interesses, por exemplo. Isso gera mais agilidade por possibilitar um contato mais assertivo e ajuda (e muito!) a fidelizar os clientes em uma época em que as pessoas não têm mais paciência para esperar por respostas.
6. Discurso que conquista
Vendedor precisa ser bom de papo. Mas isso não é tão simples quanto parece. O bom vendedor é aquele que tem domínio sobre o que está vendendo, que acredita no produto ou serviço, e isso lhe dá o poder de convencer o cliente com mais rapidez.
Sim, um bom discurso precisa ser objetivo. As pessoas estão com cada vez menos tempo. Por isso monte seu discurso curto, com no máximo 30 minutos (que já é bastante coisa!) e que tenha assertividade e empatia, colocando-se no lugar do cliente. Melhore esse discurso até você mesmo ficaria encantado com aquilo que está falando. Não é fácil, mas é ótimo para fechar vendas e para a produtividade também!
7. Acerte em cheio nos leads
Para que seu trabalho traga mais resultados, é essencial acertar em cheio na captação de leads, ou seja, os seus futuros clientes. Mas como fazer isso? Agências de comunicação e seus times de marketing são especialistas em criar uma comunicação que atraia exatamente o tipo de cliente que você busca.
E não só na captação de leads, mas em todo processo de vendas a agência de comunicação pode estar envolvida, desde a captação certeira de leads até o carinho do pós-vendas que os clientes adoram (e que muitas vezes faz eles comprarem mais!)
A BPM Comunicação é especialista em criar automações e materiais para todo o funil de vendas, potencializando a qualidade de leads e colaborando para o crescimento das vendas. Fale com a gente para saber mais!
Fonte: Resultados Digitais, Agendor, Dna de Vendas