Comunicar-se bem com seu cliente é essencial para fazer bons negócios. E o WhatsApp Business se torna um valioso aliado na hora de criar um canal direto entre os clientes e sua empresa.
Porém, como usar o WhatsApp Business e aproveitar o máximo de funcionalidades que ele oferece? Hoje apresentamos todas as vantagens dessa ferramenta aqui no nosso blog. Mas antes: Qual é a real importância do WhatsApp?
O WhatsApp é um gigante
Quem nunca ouviu alguém dizer ou falou “Me passa teu Whats” ou “Manda um Zap”? Pois então, o WhatsApp é hoje tão gigante que passou a ser comum no nosso dia a dia, faz parte da nossa rotina, tal qual um “Me liga” era popular nas décadas passadas.
Hoje são mais 2 bilhões de usuários ativos todos os dias ao redor do mundo. E o Brasil é o segundo país que mais usa o Whats, perdendo apenas para a Índia. O app já superou o próprio Facebook, tornando-se o aplicativo mais popular do mundo em 2019. Para 2020 é esperado que o Whatsapp lance sua função de pagamentos online, o WhatsApp Payments. Então, como usar o WhatsApp Business da melhor forma para sua empresa?
Vantagens de usar o WhatsApp Business
1. Outro aplicativo
Sim, o WhatsApp Business é um segundo aplicativo que você vai baixar (para iOS ou Android) em seu smartphone. Não adianta tentar usar o WhatsApp normal para aproveitar as funcionalidades do Business, não vai funcionar. Então, primeiro de tudo, baixe o WhatsApp Business.
Dessa forma, você poderá ter em seu celular um WhatsApp para negócios, o Business, e um pessoal, que é o comum que todos usamos. Basta usar dois chips com números diferentes ou, se acaso você não tiver outro chip, validar o WhatsApp Business com um número de telefone fixo.
2. Não seja invasivo
O WhatsApp Business não deve ser usado para encher seus clientes de mensagens. Na verdade, o fluxo mais natural desse app é que o cliente entre em contato com você, e não o contrário. Nesse caso, destaque em seu site e redes sociais o link curto direto (veja a Dica Bônus ao final do texto) para o WhatsApp Business.
Dessa forma, seus clientes atuais que tem alguma dúvida ou querem fazer uma nova compra, assim como potenciais clientes que se interessem por seus produtos conseguirão, com apenas um clique, entrar em contato com você.
3. Credibilidade e profissionalismo
Um ponto muito importante é o valor de profissionalismo e credibilidade que será agregado ao seu negócio quando você utiliza o WhatsApp Business.
Seu cliente ou lead saberá que você não está utilizando um WhatsApp pessoal, e sim uma plataforma profissional. Isso traz maior sensação de segurança na hora de conversar.
Além disso, o WhatsApp Business atribui à sua empresa um perfil comercial, garantindo ao seu cliente que ele estará se comunicando com uma empresa legítima.
4. Atenda só no horário
Outro ponto importante é o horário de atendimento. Diferente do WhatsApp comum, o Business permite a você delimitar quais horas você estará disponível para atender o cliente.
Isso impede a situação incômoda de quando o cliente manda uma mensagem, por exemplo, de noite ou de madrugada, ou mesmo em um feriado, e sente-se no direito de ser respondido, mesmo que você não esteja disponível no momento.
Algumas pessoas perdem a paciência se você não responde, por isso ter um horário de atendimento fixo é tão importante. Com essa informação, fica claro para seu cliente que você só responderá dentro daquele tempo delimitado, evitando desgastes e confusões.
5. Respostas automáticas
Para o caso de horários em que sua empresa não está disponível ou mesmo para o primeiro contato, você pode criar respostas automáticas e mensagens de saudação.
Dessa forma, o cliente já entende o que está acontecendo (ex: fora do horário de atendimento) e se sente bem recebido por sua empresa. Mas lembre-se: o melhor de tudo é criar uma mensagem humanizada, que não pareça um robô respondendo, e sim uma pessoa real.
6. Seu catálogo de produtos
Se você costuma fechar vendas de seus produtos pelo WhatsApp ou tem vontade de fazer isso, agora o Catálogo de Produtos vai facilitar a troca de informações com seus clientes.
De forma prática, você mostra seus produtos sem precisar ficar procurando em meio às suas fotos pessoais no celular. Tudo fica guardado no Catálogo de Produtos do WhatsApp Business e você pode também incluir links externos para estes produtos, caso você venda online.
7. Métricas e organização
Com o WhatsApp Business fica muito mais fácil entender o seu público. Você tem acesso às métricas, descobrindo um pouco mais sobre como os seus clientes se comportam.
Saberá quantos cliques teve em seu link, por exemplo, e quantos destes realmente entraram em contato. Assim conseguirá pensar em soluções para atrair e converter cada vez mais clientes.
Você também conseguirá organizar seus contatos no WhatsApp Business através de tags. Isso ajuda, por exemplo, a delimitar em qual categoria de produtos um grupo de clientes se mostrou interessado ou em qual etapa de venda está.
DICA BÔNUS
Uma forma prática de seu cliente entrar em contato com você é através do link curto “wa.me/”. Basta você digitar este link e em seguida seu telefone, sempre com o código do país primeiro (55), depois do Estado (ex: 11) e depois seu número. Experimente com a BPM Comunicação: wa.me/5547997603551.
Para ter a primeira conversa com você o cliente não precisa mais ter todo o trabalho de adicionar o número na agenda, pra depois encontrar seu contato no WhatsApp e só então conversar. Basta que o cliente clique neste link (na bio do seu Instagram) ou digite no navegador e, pronto, já fala direto com sua empresa. Por fim, ele adiciona você na agenda de forma fácil, direto dentro do aplicativo.
E, além do WhatsApp Business, quer mais soluções para o marketing e publicidade de sua empresa? Entre em contato com a BPM Comunicação e saiba como!
1 Comment
Paulo Ramos
(25 de junho de 2020 - 08:53)Bom dia, eu criei o catalogo de produtos no whatsapp business, ma agora quero organizar os itens no catalogo, de forma que o item que esta por ultimo eu coloque no topo do catalogo. Como faço? Ja tentei varias formas e sem sucesso.
Grato