7 termos para traduzir o marketing digital

Cada área tem uma língua própria, como o “politiquês” na hora de tratar sobre política e o “futebolês” para quem fala de futebol. No marketing digital não é diferente e entender alguns termos mais comuns já vai esclarecer muita coisa para quem está conhecendo tudo agora. Conheça os termos mais populares neste post.

 

1. Marketing digital

Começando pelo tema principal, basta entender a definição de marketing: conjunto de estratégias que geram negócios para empresas ou profissionais, atraindo clientes para os produtos e serviços oferecidos. No marketing tradicional, essas estratégias usam TV, revista, jornais e outros meios como suporte.

O marketing digital usa estratégias semelhantes na internet, um ambiente único que, pode-se dizer, tem “vida própria”. Por isso, profissionais desse ramo precisam se atualizar sempre (sim, pra sempre!) sobre novos comportamentos e tecnologias.

 

2. Leads

Parte das ações de marketing são voltadas para geração de leads. Os leads são os potenciais clientes (simples assim!). São as pessoas que mostraram interesse por algum conteúdo da marca e poderão ser contatadas futuramente para que sejam convertidas a clientes.

 

3. Funil de vendas

O funil de vendas é uma estrutura pensada para organizar os leads e saber em que etapa da venda cada pessoa está. São 3 etapas: topo, meio e fundo. Estratégias são elaboradas para cada etapa, com linguagens diferentes para fidelizar o cliente.

 

4. Inbound Marketing

É o contrário do marketing tradicional, aquele que interrompe um programa, por exemplo, com um comercial na TV ofertando produtos ou serviços diretamente ao consumidor. Ou o clássico “Vamos falar de coisa boa?”. No inbound marketing, são criados conteúdos para primeiramente atrair o cliente, chamando sua atenção ao tirar uma dúvida, oferecer um conteúdo grátis ou contar uma curiosidade e, só depois, oferecer o produto. Esse “depois” respeita as etapas do funil de vendas.

 

5. Marketing de conteúdo

É uma das formas mais relevantes para atrair novos clientes. A ideia é oferecer conteúdo que tenha algo a ver com o produto ou serviço da empresa, mas que não ofereça o produto em si. Esse conteúdo precisa ser relevante, interessante, curioso ou esclarecedor. O post que você está lendo é um exemplo disso.

 

6. SEO

Mas como os clientes vão chegar nesse conteúdo? Uma das estratégias é o Search Engine Optimization (SEO), ou Otimização dos Motores de Busca. São técnicas realizadas no site, e-commerce ou blog da empresa para que os sites de busca (Google, Yahoo, Bing) mostrem o produto ou conteúdo da empresa em primeiro ou entre os primeiros resultados de busca, aumentando a chance de gerar visitas ao site e leads.

 

7. Algoritmo

Na hora de fazer o SEO, é preciso considerar os algoritmos que o Google usa para escolher os melhores conteúdos quando alguém faz  uma pesquisa. Os algoritmos são regras e instruções aplicadas aos dados na internet para gerar resultados lógicos. Até mesmo se sua pergunta for “Como fazer ovo frito?” vários algoritmos estarão rodando para mostrar a melhor resposta.

 

São muitos os detalhes tão pequenos do marketing digital. Se você quer conhecer melhor essas ferramentas, nós da BPM Comunicação somos especialistas no assunto!  Entre em contato com nossa equipe.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *