A criação da autoridade de mercado com a GH Transporte

O que seus clientes percebem quando olham os materiais da sua empresa? Você já parou para pensar nisso? Essa percepção pode ser um fator decisório na hora de uma venda (como você vai descobrir na história real neste post…).

Pense se o seu cliente sofisticação quando entra numa rede social sua, quando pegar um folder, ou se é mais do mesmo, notando que sua empresa é só mais uma entre muitas no mercado. Bom, trazemos boas novas! Esse jogo pode mudar (e muito!) se você investir em Branding.

Mas o que é Branding?

Através do trabalho de branding é criado o posicionamento geral da empresa, que abrange detalhes como a identidade visual e até mesmo o tipo de linguagem que será utilizada para falar com seus clientes. Também faz parte do branding a gestão da marca levando em consideração estratégias de negócio, apresentação visual até seu posicionamento frente ao mercado. Nessa etapa, são de suma importância as pesquisas de mercado para criação do posicionamento mais adequado para seu negócio. Através das pesquisas é possível observar diversos fatores como o mercado de atuação, peculiaridades da área e público alvo.

E como ter sucesso com o Branding?

É mais fácil falar de sucesso contando histórias reais. Por isso, trazemos hoje o case da GH Transporte e Logística que, trabalhando em parceria com a agência de publicidade BPM Comunicação, hoje tem uma autoridade inigualável no mercado em que atua. 

Fundada em 2005, a empresa vinha construindo uma história única de sucesso quando começou a atender seus primeiros clientes multinacionais. Foi então que a GH sentiu a necessidade de melhorar seu posicionamento junto ao mercado, sofisticando tanto sua estrutura física quanto seu posicionamento de marketing, diferenciando-se das demais empresas do mercado. E para o marketing, a empresa encontrou na BPM Comunicação a parceria que traria muitas soluções. 

O que era necessário

Havia a necessidade de mostrar, visualmente, o que a empresa era, sua excelência de serviços, qualidade e sofisticação na entrega de resultados. Trabalhando num contexto geral, houve a criação de novo posicionamento, que atingiu desde as redes sociais, passando por materiais gráficos impressos e até mesmo placas situadas na nova sede. Dessa forma, foi possível mostrar que a GH Transporte é muito mais do que uma simples empresa que leva uma carga do ponto A ao ponto B. 

Como explica José Roberto Neves Filho, Diretor Comercial da GH, a necessidade era de “vender” conceitualmente a empresa antes mesmo de fechar a venda em si. O que foi resolvido com o Branding, tanto online como offline.

“Se a gente ia crescer em estrutura, primeiro tínhamos que nos mostrar para o mercado. Então ali a gente viu a necessidade (do serviço de uma agência)”, conta.

José Roberto Neves Filho, Diretor Comercial da GH.

O novo posicionamento

Para José Roberto, o que gera o primeiro impacto no cliente hoje em dia é, de fato, o marketing. 

“A gente hoje quer encantar o cliente, ver o brilho nos olhos. Então posso te dizer que 50% disso é conseguido através do trabalho de marketing”, afirma.

O diretor comercial explica que o cliente que já foi impactado pelo material online ou impresso e, em seguida, faz uma visita à GH, já é conquistado desde a entrada com a identidade visual da estrutura, projetada pela BPM Comunicação.

“Ele pega um folder com realidade aumentada, conhece toda a estrutura, tudo bonito e organizado, todo mundo de crachá, bonitinho, e o serviço assim termina de se vender. Ele bate o martelo aqui. É difícil o cara cair aqui e não fechar a venda”, conta. 

Resultados já no primeiro mês

Através desta parceria, a BPM Comunicação criou a presença digital da GH Transporte e Logística, com um pacote completo desde a criação de materiais gráficos, atualização de site e blog, redes sociais até Google Adwords. 

 

Em apenas dois meses de trabalho, houve um aumento de 977% no número de curtidas na página e um impressionante aumento de 39440% no engajamento das postagens. Tudo isso criando uma estratégia diferenciada, focando em um público-alvo e imagens específicas. Esse resultado refletiu diretamente no aumento da procura pelo serviço, pois o público-alvo tem forte influência no ‘boca a boca’.

“Quando eu sento na frente de um cliente para dizer pra ele o que eu tenho, ele não consegue visualizar no contexto geral o que eu realmente tenho. Mas quando eu apresento pra ele um site com uma identidade visual que é minha, eu estou vendendo o que realmente eu tenho. Não estou vendendo o que eu falo, estou vendendo o que eu tenho. Estou vendendo a tecnologia de informação, a excelência dos colaboradores, a estrutura, a frota, o armazém geral… A gente consegue vender o que a gente tem quando investe em marketing”, explica José Roberto Neves Filho.

Folder com realidade virtual

O investimento em tecnologia vai além do transporte e logística. A GH se preocupa com a sua imagem e por isso também investiu na tecnologia em comunicação. Seu novo folder comercial conta com uma tecnologia chamada RA (Realidade Aumentada). Através do aplicativo de mesmo nome, o usuário passa por um ponto de contato no material e o vídeo da empresa é reproduzido “dentro” do folder – uma experiência sensorial ímpar. 

Além disso, o impresso conta com o que há de melhor e mais atual em acabamentos: o folder conta com 5 cores (quatro cores padrão de impressão), sendo a 5ª cor um pigmento especial, o Pantone Prata Metalizado, que traz um aspecto mais orgânico ao material impresso, agregando valor e sofisticação. Veja abaixo como funciona:

 

Faça a experiência você mesmo! Baixe o aplicativo Realidade Aumentada Brasil (para Android ou iOS) e aponte o aplicativo para outra tela, seja do computador ou de outro smartphone. 

E para os colaboradores, o que mudou?

Numa comparação “antes e depois” do branding, José Roberto explica que hoje “todo mundo respira GH”. Cada detalhe como a criação de hashtags para uso os colaboradores em festas e postagens relacionadas à empresa, ou mesmo materiais como camisetas, bonés e outras ações trazem os colaboradores para mais perto da empresa. Todas as ações são realizadas em um diálogo com a BPM Comunicação, que cria desde o conceito até a utilização das peças, entre outras etapas. 

 

“Talvez se a gente não tivesse essa puxada de marketing não seria assim”, explica. 

E os clientes da GH, o que acharam disso?

O novo posicionamento de mercado impactou os clientes, que trazem desde então muito feedback positivo. Através do e-mail marketing, por exemplo, José Roberto Neves Filho nota que os clientes compreendem cada vez melhor os serviços e vantagens que a GH oferece. 

Inclusive fechando novos serviços que anteriormente não sabiam que a empresa oferecia. E isso tudo graças ao relacionamento contínuo entre empresa e agência, o que mantém o posicionamento da marca sempre forte, dinâmico e atual.

A potência do marketing bem realizado

Todas essas práticas e ações sincronizadas ajudaram a aumentar não só números, curtidas, compartilhamentos, mas a própria visão de como a empresa tem autoridade e know-how naquilo que faz. A GH Transporte se tornou uma grande referência dentro de seu mercado, com público interno, clientes e seguidores entendendo como informação de confiança e garantia de entrega de qualidade em tudo o que a GH realiza. E até mesmo outras empresas desejando seguir o padrão criado e estabelecido para a GH Transportes.

E você, deseja desvendar como criar autoridade e relevância da sua empresa dentro do mercado no qual atua? Entre em contato com a BPM Comunicação e descubra como o trabalho completo de marketing de publicidade pode fortalecer sua empresa! 

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