Houve muito chão até aqui. O caminho não foi e nem está sendo fácil. Mas, está acontecendo. Um cenário que já foi majoritariamente masculino, hoje é nítida a diferença. O aumento da presença feminina nas agências de publicidade é uma realidade. Conquistando cargos de direção, trazendo um novo olhar para a propaganda e para a imagem da mulher nas campanhas publicitárias.
A valorização das mulheres está indo além. O reflexo disso está na sociedade que mostra repúdio em campanhas publicitárias misóginas ou machistas. Estamos vivendo a era da grande mudança. Nos últimos 50 anos, a presença das mulheres no mercado de trabalho no Brasil passou por mudanças substanciais. Os direitos conquistados por elas elevou o seu papel no mercado de trabalho.
Ainda há muitas batalhas para vencer
Mesmo diante deste cenário, onde a diversidade no mercado publicitário ainda não é ideal, nós temos que exaltar os nomes das mulheres que – assim como Peggy Olson, a personagem feminina mais icônica do mainstream – com muita ousadia estão fazendo a diferença no mercado publicitário.
Selecionamos cinco mulheres de tantas outras que se destacaram nos últimos anos, com a representatividade negra fortalecendo cada vez mais a potência feminina!
Joana Mendes
Fez o curso Young Lions Creative Academy, na França. É diretora de criação da da R/GA. Teve passagens por agências como FCB, JWT, Loducca e Avon Global. Vem falando sobre feminismo, publicidade e ser negro no presente, passado e futuro em lugares como: Festival Share, Festival Path, Campus Party, Youpix Talks, entre outros. Criou o YGB.BLACK, único banco de imagens de mulheres negras feito por mulheres negras do mundo e é sócia da Idánimo.
Joanna Monteiro
Joanna Monteiro é Chief Creative Officer -CCO na FCB Brasil. Formada em Artes pela UnB (Universidade de Brasília) e possui pós-graduação em Publicidade e Marketing pela ESPM. Reconhecida pela Business Insider como a mulher mais criativa na publicidade. Já passou pelas maiores agências do país: DPZ, W/Brasil e Africa. Foi a número 5 entre os diretores de criação mais premiados pelo Won Relatório Big. Eleita uma das 30 pessoas mais criativas da publicidade de acordo com a Business Insider, a publicitária se empenha em mostrar a importância da eqüidade de gênero no mercado publicitário.
Ana Cortat
Tem passagens pela Leo Burnett, Isobar, África e Pereira & O’Dell no Brasil, ambas como Vice-presidente, cargo que exerceu pela primeira vez aos 36 anos. É Co-Fundadora da Hybrid Colab – uma empresa que presta consultoria com foco em transformações de negócios. Também é mestranda em Creative Leadership pela Berlin School. Em 2014 foi homenageada pelo Woman to Watch como destaque em inovação em liderança no Marketing e na Publicidade.
Marianna Souza
Bacharel em Relações Internacionais, com MBA em Gestão de Negócios de Entretenimento pela ESPM, Marianna começou sua carreira em Brasília na APEX-BRASIL, promovendo negócios entre empresas brasileiras e internacionais, auxiliando a coordenação de programas ligados aos setores do audiovisual, música, franchising, artes plásticas, editorial e outros. Hoje é responsável pela Gerência Ex. do Projeto Filmbrazil, que contempla toda a cadeia produtiva de uma produção audiovisual publicitária, atuando na promoção comercial dos serviços de produção publicitária brasileira. Recentemente, articulou uma nova parceria entre a APRO e SEBRAE voltado à capacitação e acesso à mercados para micro/pequenas produtoras.
Laura Chiavone
A profissional é formada em Ciência Social pela USP e conta com empresas como Miami Ad School, FAAP, ESPM e New York University em seu currículo. Já atuou como Vice-Presidente de Planejamento da DM9DDB e em posições de destaque nas agências AlmapBBDO e Y&R. Também coleciona uma série de premiações, dentre elas estão: Jay Chiat e Effie Awards Latin America e Young Lions. É criadora do curso Like a Boss, onde compartilha experiências pessoais, trazendo conceitos que ilustram alguns dos principais pontos de desenvolvimento de liderança de uma mulher.