Instagram sem curtidas: o que acontece com páginas de empresa?

O Instagram acaba de modificar algo levado muito a sério por muita gente na plataforma. Agora não é mais possível ver quantas curtidas uma foto tem. Ao menos por enquanto e não para as outras pessoas. Só o dono da conta, seja pessoa física ou empresa, consegue ver este número clicando na expressão “outras pessoas” onde antes ficava o número de curtidas. 

O que para o Instagram é uma atitude para proteger a autoestima de seus usuários, para empresas e entidades que utilizam o Instagram como ferramenta de marketing, isso fica um pouco complicado. Saber a quantidade de curtidas é, afinal, uma forma de medir a audiência da publicação.

 

Competição por cliques

Uma coisa é certa: a sede quase insaciável por mais e mais curtidas já influenciou o comportamento de muita gente. Desde comprar seguidores até criar conteúdos polêmicos ou uma vida fake para aumentar os cliques, essa necessidade exacerbada de aprovação é tida por psicólogos como tóxica e nociva. 

 “É um excesso de pressão social, numa estética do que alguns teóricos chamam de felicidade tóxica ou imperativo da felicidade. No seu extremo, ela passa a ser prejudicial à saúde emocional das pessoas, gerando mal-estar, baixa autoestima e desconforto”, explica Rodrigo Nejm, psicólogo e diretor da SaferNet em entrevista à Época.

E por ser o público do Instagram em sua maioria jovens em idade de formação da personalidade, essa tendência se torna cada vez mais prejudicial. Por essas e outras o Facebook resolveu ocultar o número de likes tentando, dessa forma, transportar a plataforma em algo menos prejudicial para seus usuários.

 

Conteúdo relevante é rei

Mas e agora, o que fazer? Se não é mais possível mostrar sua influência através de números, o que realmente conta? O que nós, profissionais de marketing, já sabemos há muito tempo: o conteúdo relevante de qualidade. Afinal, com conteúdos que impactam, os usuários se lembrarão de sua marca ou empresa com muito mais facilidade do que com a vaidade de números.

Mas e como medir?

Agências de Marketing Digital, como a BPM Comunicação, possuem ferramentas especializadas e, aliás, legalizadas pelo Facebook para mensurar o engajamento das postagens de empresas. E estas ferramentas, como já afirmou o próprio Facebook, não serão afetadas pela ocultação das curtidas. Ou seja, nossos clientes continuarão, como sempre, sabendo o número de curtidas e no que isso impactou dentro das ações de marketing realizadas. Pode ficar tranquilo: no que condiz ao marketing digital, tudo continuará funcionando normalmente!

 

Ficou curioso e quer saber como ter acessos a esses dados e muito mais, tendo como aliada a produção de conteúdos com qualidade feitos para impactar? Fale com a BPM Comunicação! www.bpmcomunicacao.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *