Afinal, o que é B2B, B2C e a última novidade do mercado, o D2C? Essas siglas podem deixar algumas pessoas confusas e trazemos esse post hoje pra, resumidamente, esclarecer cada termo.
O que é B2B?
B2B é uma sigla que abrevia a expressão em inglês business-to-business. Traduzindo do inglês: de empresa para empresa. A expressão define os negócios realizados entre uma empresa fornecedora e outra compradora, sem que o consumidor comum (pessoa física) faça parte desse fluxo. Basicamente, uma transação entre pessoas jurídicas. Estes negócios podem ser baseados tanto em um produto quanto em um serviço. Por exemplo, os negócios realizados entre uma editora de livros e uma livraria.
O que é B2C?
Já B2C abrevia a expressão em inglês business-to-customer, ou de empresa para consumidor. Diferente do B2B, o B2C define os negócios realizados exclusivamente entre empresa e consumidor final. Por exemplo, uma livraria vendendo produtos para consumidores comuns. Então, resumindo, o B2C ocorre entre uma pessoa jurídica e uma pessoa física.
E o que diferencia o B2B para o B2C?
Bom, o B2B geralmente envolve um produto ou serviço mais complexo, que precisa ser apresentado mais profundamente antes de fechar a venda. Outra questão é que esse tipo de venda depende da decisão de mais de uma pessoa. E tem o preço mais alto graças ao seu valor agregado também alto. Tudo isso torna o processo de venda mais longo. Já o B2C tem uma venda muito mais rápida. O consumidor é o único decisor, o que torna a transação mais simples. O produto ou serviço negociado no B2C também é mais simples utilizar e fácil de entender, sem necessidade de explicações tão aprofundadas.
E esse D2C, o que significa?
As siglas não param de se proliferar! A mais nova é o D2C, ou direct-to-consumer, que se traduz como direto para o consumidor. Trata-se de uma mudança na abordagem de algumas empresas fornecedoras de produtos. São empresas que antes tinham um fluxo B2B e, graças à internet, adotaram o B2C.
Um exemplo vai nos ajudar a entender. Antes da web, as editoras de livros precisavam das livrarias para poder vender seus produtos. Ou seja, havia um intermediário (a livraria varejista) entre a editora (atacadista) e o consumidor. Com a internet, algumas editoras adotaram a prática de vender diretamente para o consumidor (agora, então, a editora varejista), criando e-commerces onde os clientes encontram seus produtos e realizam a compra.
Tá, mas isso não é então apenas um B2C? Não, porque estes fornecedores continuam trabalhando ao mesmo tempo como B2B. No caso da editora, agora ela é varejista e atacadista. Ela ainda tem seus livros sendo comercializados em livrarias apesar de também vendê-los na internet.
Ainda que as siglas pareçam um pouco estranhas, são coisas fáceis de entender! E você, tem algum termo que acha confuso? Conte para gente que tentaremos explicar para você.