Estamos vivendo novos tempos, e quem percebe que chegou a hora de se reinventar sai na frente. A crise de saúde mundial trouxe a tona uma verdade que profissionais de marketing já tinham absoluta certeza, mas muitas empresas ainda se mostravam resistentes: a transformação digital é questão de vida ou morte de um negócio.
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Com o fechamento dos comércios e lojas, empresas como restaurantes que apenas atendiam presencialmente tiveram que rapidamente se adaptar ao delivery e aos aplicativos voltados a este tipo de consumo. Igualmente, lojas que não tinham e-commerce se viram reféns de estar com um estoque parado, tendo grandes prejuízos.
O que já mudou
Só em março de 2020, o Google registrou a tendência de pesquisas por “delivery de mercado perto de mim” com aumento em 200% nas buscas globais, mostrando o desejo por agilidade e praticidade por parte dos consumidores. E grandes empresas mundiais, como Starbucks, viram as vendas presenciais prejudicadas mesmo com a volta do funcionamento de lojas na China. A empresa, que tem sua cultura focada na socialização e em ser “ponto de encontro”, certamente precisará rever essa abordagem.
“Embora mais de 90 por cento de suas lojas chinesas tenham sido reabertas, a empresa disse aos investidores recentemente que espera que as vendas na China neste trimestre caiam cerca de 50 por cento, ou até US$ 430 milhões, em comparação com o ano anterior”, explica a Revista Exame.
Saíram na frente empresas que têm possibilidade de trabalhar em modelo home office, com toda a sua operação ocorrendo de forma digital, com troca de informações e realização de tarefas feita em servidores próprios.
Um exemplo é a Ri Happy, maior marca brasileira do varejo infantil, que transformou todos os seus funcionários em vendedores digitais, mostrando que, mesmo com todas as suas 284 lojas fechadas, uma empresa com forte atendimento presencial pode continuar funcionando de forma digital.
O que é a Transformação Digital?
A transformação digital é quando a empresa passa a utilizar tecnologias que realmente trazem resultados de negócios, seja para criar agilidade e otimização de processos internos, diminuindo custos e melhorando resultados, até mesmo como nos exemplos acima, criando um ambiente de contato direto com o cliente sem necessidade de operação presencial.
Você pode achar que a sua empresa já é digital porque está nas redes sociais. Será mesmo? Não basta estar na internet, isso não muda nada. Toda a operação da empresa precisa apoiar essa mudança. É preciso investir em marketing, modificando sua forma de se relacionar e comunicar com seu público, além da logística e outros setores para que se tenha um ciclo completo e estruturado de ações, e que estas ações tragam resultados.
Ou seja: não basta divulgar os seus produtos ou serviços, é preciso saber encontrar o público certo para sua empresa, com a linguagem certa, realizando atendimento online de qualidade e, é claro, conseguindo entregar o que você vende com eficiência.
Por fim, a própria cultura da empresa precisa ter suas próprias modificações, mudando a forma de pensar o mercado e o consumo para estar à frente de seus concorrentes e se destacar. Uma nova mentalidade frente as mudanças que já chegaram. Ser digital não é apenas estar na internet, é PENSAR para internet.
O papel da BPM Comunicação na transformação digital de sua empresa
Hoje a BPM Comunicação é especialista na transformação digital de empresas, criando nova identidade que represente realmente aquilo que a empresa deseja mostrar, a sua verdadeira “alma”, criando um novo tom para a comunicação com clientes e fornecedores, assim como uma nova e eficiente forma de atingir e de agir com seu público.
São muitas as formas que podemos ajudar você a se reinventar e sair na frente:
- Analisamos seu modelo de negócio dentro do contexto atual;
- Pesquisamos as melhores soluções para problemas que se apresentam;
- Criamos sugestões de estratégias para reestruturação a sua empresa, tanto interna quanto externamente;
- Fazemos o reposicionamento digital completo;
- Criamos do zero e reformulação o seu site para estar de acordo com o contexto atual;
- Criamos toda a gama de materiais digitais (catálogos, cardápios, apresentações comerciais, etc) que serão consumidas pelo seu público em diferentes estratégias;
- Fazemos toda a papelaria digital (assinatura de e-mail, cartão de visitas digital clicável, etc) para tornar o contato com o cliente ágil e eficiente;
- Criamos o design de embalagens e outros produtos que terão contato direto com o cliente utilizando a linguagem adequada;
- Gerenciamos todas as suas redes sociais com foco nos objetivos principais de sua empresa, atingindo o público desejado.
- Chegou a hora de fazer o seu negócio conquistar a dianteira! Quer garantir uma consultoria inicial gratuita para que a gente possa te mostrar os primeiro passos dessa transformação? Cadastre-se agora e falaremos diretamente com você!